como-funciona-vidro-termocromico

Vidro termocrômico, um vidro inteligente

Recentemente lançado no Brasil, o vidro termocrômico é, ao mesmo tempo, avançado e simples. Como assim? Simples porque utiliza apenas o calor do sol (raios infravermelhos) para alterar sua cor. Ou seja, quanto mais intenso e direto o sol incidir no vidro, mais escuro o vidro se torna, sem intervenção externa ou mecânica.

Como pode ser aplicado em janelas e portas ou envidraçamento de sacadas, o vidro termocrômico deve ser laminado ou insulado de laminado e não tem restrição de uso. Pode também ser usado com qualquer tipo de esquadria, fixa, deslizante, etc., e encaixilhado. Se aplicado junto de placas de low-e (baixa emissividade), pode aumentar o desempenho térmico.

Se não bastasse tudo isso de bom, estudos realizados no laboratório da universidade de Berkeley, nos EUA, indicam o que com o uso do vidro termocrômico, a economia anual com energia elétrica pode ser de 20 a 43% das edificações e mostram a importância da iluminação natural adequada. Sabemos que com o vidro tradicional, há problemas como aumento de brilho e calor. Assim, muitas vezes, é preciso deixar as persianas fechadas, sem aproveitar os efeitos positivos da luz natural.

A fabricação do vidro termocrômico

Durante a produção do vidro termocrômico, ele recebe uma película de PVB de alta tecnologia que altera sua cor devido à mudança de temperatura.

Quando a luz solar entra em contato com o vidro, a película absorve o calor, ficando mais escura. A transmissão da luz visível para dentro das edificações varia de 4 a quase 60% com a tecnologia, depende da cor dos vidros usados e da composição do laminado.

E como o vidro funciona?

Conforme o sol de move ao longo o dia, o vidro vai se esfriando e a película ficará clara. À noite e em dias nublados, a película se mantém transparente.

Como funciona sem intervenção mecânica ou humana, não gera gastos, pelo contrário, garante a presença de iluminação natural nos ambientes em que é instalado. A transparência se adapta às diferentes condições climáticas durante o todo o ano. Este vidro não necessita de manutenção, nem conexões elétricas ou fiações.

A presença de luz natural proporciona o bem-estar das pessoas que ocupam os espaços. Melhorando até a saúde, afetando de forma positiva o humor e o metabolismo, assim como a qualidade do sono.

Vidro que gera economia e conforto

Os fabricantes dizem que com o uso do vidro termocrômico pode haver redução dos custos com ar condicionado, iluminação artificial e aquecimento de até 50% do consumo de energia total de um edifício. Bem como diminuir o consumo de energia de um edifício com aquecimento e refrigeração significativamente.

Além disso, esses vidros ajudam a criar um ambiente naturalmente equilibrado e confortável, promovendo o bem-estar e a produtividade com a redução do ruído externo e criação de níveis de luz agradáveis.

Encontrar o equilíbrio certo entre a transmissão de luz visível (VLT) e o ganho de calor solar se tornou mais fácil e viável com o uso do vidro termocrômico.

Gostou de saber mais? Em breve, traremos mais novidades e curiosidades do fabuloso mundo do vidro.

Equipe Skkits