pintura-perfil-aluminio

Os 2 tipos de pintura nos perfis de alumínio

O alumínio produzido pela indústria nacional vem acompanhando as novidades e a qualidade mundiais. Com isso, vemos um crescente uso de alumínios, nas mais diversas cores, em janelas, sacadas, portas, divisórias de ambiente.

E para deixar o alumínio bonito, protegido da ação do tempo e conservá-lo, existem dois tipos de pintura, que também representam tratamentos de superfície como decoração, além da proteção, desse material tão requisitado. Conheça mais detalhes sobre os 2 tipos de pintura aplicados nos perfis de alumínio.

Tipo 1: Anodização

Esse tipo de tratamento e pintura dos perfis alumínio forma uma capa, uma camada de óxido de alumínio, transparente. Essa camada fica totalmente ligada no material por sofrer uma ação química. Isso aumenta a proteção do alumínio contra as intempéries, ar salino do litoral e poluição atmosférica em áreas industriais.

Esse tipo de aplicação deixa o alumínio mais resistente à corrosão, ajuda a evitar o desgaste e também é mais difícil de ser arranhado quando houver fricção. Especialistas neste material dizem que o perfil com acabamento por anodização é o mais durável.

Contudo, é preciso ter cuidado para, numa obra, não deixar os perfis anodizados entrarem em contato com cimento, argamassa ou cal. Isso vai danificar o material permanentemente.

O processo de anodização resulta em cores como fosco natural, tons de bronze (claro, médio e escuro), além de preto.

Tipo 2: Eletrostática (ou a pó)

Nesse tipo de pintura do alumínio é necessário que haja uma preparação, um pré-tratamento. As etapas que compõem essa preparação são desengraxe, lavagem, secagem e pintura, e então, nova secagem ou cura da tinta. Assim, sua aderência e aparência ficam garantidas.

Com esse processo de pintura, pode se chegar a uma economia aproximada de 50% em tinta e tempo de aplicação. Além de 90% menos tempo na cura para manusear a peça. A cura da camada de tinta depositada forma um filme rígido, numa temperatura que varia de 120° a 260°C.

A pintura eletrostática a pó se diferencia da anodização principalmente porque em seu processo não há alteração química no metal, apenas fixação de tinta no alumínio. Algumas opções de cores nesse tipo de pintura são: preto, marrom, metálico fosco e o mais procurado, o branco brilhante.

Concluindo

Independente de qual tipo de pintura, seja anodização ou eletrostática, o tratamento do alumínio é necessário. Pois, sem ele, depois de pouco tempo, pode ficar manchado ou escurecer. O que comprometeria, e muito, sua aparência.

Além do belo aspecto desejado no nobre material, é preciso um acabamento para garantir sua durabilidade e qualidade. Por isso, ocorrem os processos de anodização ou pintura eletrostática nos perfis. À sua escolha.

 

A saber, as tintas utilizadas nessa pintura e os produtos utilizados na anodização são aqueles chamados de ecologicamente corretos, além de seguros. Não têm adição de solventes e nem de metais pesados.

 

Equipe Skkits