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Como ampliar o faturamento da sua vidraçaria e atrair mais clientes

Como sabemos, o nosso querido setor vidreiro vem crescendo (felizmente!) em nosso país. E com esse crescimento, vem a incorporação de novas tecnologias e processos ao mundo da arquitetura, engenharia e também na inovação dos projetos com o uso do vidro. É preciso estar atento e manter uma gestão eficiente do negócio, e com menores custos. Não podemos esquecer que a competição do mercado também acompanha esse movimento.

Os consumidores também se tornaram mais exigentes na qualidade da prestação dos serviços, exigindo materiais diferenciados e projetos exclusivos. Bem, pintando um cenário assim, podemos dizer que resta aos amigos vidraceiros a profissionalização.

Assim, estarão todos aptos a enfrentar a concorrência e oferecer aos clientes produtos e serviços com maior valor agregado e então melhorar o faturamento.

Separamos três dicas importantes que poderão te ajudar a aumentar a eficiência e o rendimento do seu negócio. Continue a leitura.

Dica 1: melhorar a gestão financeira da vidraçaria

Para melhorar a gestão financeira no seu negócio, você pode usar ferramentas ou programas que te ajudem a organizar e controlar o capital da sua vidraçaria.

Por exemplo, montar uma planilha de Excel ou no Google Planilhas, vai te ajudar a analisar custos, despesas e onde e como investir. Essas planilhas trazem informações preciosas na hora de decisões importantes. Ou até mesmo a contratação de um programa específico para ajudar na gestão, se for possível. É muito bem-vindo.

Lembre-se que uma boa gestão financeira dá a garantia de fôlego e saúde para sua vidraçaria. Pois assim, se você acompanha os gastos, te permite planejar melhor o futuro.

Muitas vezes, encontramos vidraceiros que não se atentam para isso e nem conhecem tão bem a relação de custos. E nem como funciona o fluxo de caixa, controles de estoque e das vendas, etc. Ter o saldo negativo na conta ou ficar devendo aos bancos, atrasar o recolhimento de impostos, não ter capital de giro são algumas dificuldades facilmente encontradas no mundo das empresas. Independente do setor.

Para cuidar da gestão financeira, amigo vidraceiro, é necessário organizar os controles internos para que eles gerem informações na tomada de decisões e auxiliem a gestão correta do capital de giro.

Uma gestão financeira adequada pode ajudar de várias maneiras:

– na redução do estoque excedente;

– no aumento das vendas à vista e em cobranças de atrasados;

– na negociação do aumento de prazos para pagamentos de fornecedores;

– no crescimento dos lucros.

Dê bastante atenção ao controle de caixa. Ele envolve o registro bancário (entradas e saídas da conta e saldo), contas a receber, contas vencidas e a vencer, clientes em atraso.

Dica 2: invista no marketing

Vidraceiro, pode até parecer complicado ou pertencer a um mundo um pouco distante, mas montar uma estratégia de marketing eficiente é fundamental em tempos de comunicação instantânea, redes sociais e internet ao alcance de todos.

Para isso, é preciso definir e conhecer o público que quer atingir e dirigir as campanhas para ele.

Também é importante saber o que a concorrência faz, seus preços, condições de pagamento e localização para poder fazer algo diferente ou melhor.

Você pode anunciar em jornais e revistas de bairro, sejam impressos ou eletrônicos, classificados locais e folhetos, buscadores de serviços na internet. Todas são ferramentas eficientes e podem alcançar mais pessoas.

Sem falar, é claro, nas redes sociais para ajudar a atrair novos clientes. Manter um blog ou um site atualizados, postagens constantes nas redes com informações bem visíveis, como e-mail e o número do telefone da empresa para contato.

Saiba que é melhor direcionar o marketing e serviços que sua vidraçaria oferece para conquistar novos e mais clientes.

Não podemos esquecer de mencionar a localização da sua vidraçaria. Facilitar o acesso e a visibilidade das pessoas vai ajudar a atrair mais clientes.

Dica 3: capriche no atendimento ao cliente

Ainda hoje, com toda a modernidade na comunicação através dos smartphones com mensagens e e-mails, muitos pedidos às vidraçarias ainda são feitos pelo telefone. E nessa questão, é preciso atender corretamente ao cliente. Ter pessoal capacitado para um atendimento completo, que faça as perguntas certas e forneça informações adequadas. Isso é a primeira parte.

Quando, de um atendimento por telefone, mensagem ou e-mail, gerar um pedido de visita para a elaboração do orçamento, procure, nesse encontro, entender a necessidade do cliente e o que ele deseja. Bem como dar informações esclarecedoras.

É claro que ter um instalador preparado e que tire as medidas corretas para o orçamento é fundamental para não deixar a vidraçaria no prejuízo. Lembre-se que um projeto bem feito ajuda a diminuir os desperdícios de matéria-prima e evita retrabalhos e atrasos.

Concluindo

Enfim, resumindo, algumas estratégias podem e devem te ajudar a aumentar o faturamento da sua vidraçaria. Como também a conquistar mais clientes.

Veja abaixo:

  • conhecer e dominar todos os custos e despesas do seu negócio;
  • ser criativo para atrair e manter os clientes;
  • desenvolver ou ter habilidade para negociar com fornecedores;
  • manter um showroom organizado, preferencialmente até com um protótipo de cortina de vidro para demonstração ao cliente e encantá-lo com seu atendimento e profissionalismo.

Estas são maneiras assertivas para melhorar seu negócio, amigo vidraceiro. Com certeza!

Equipe Skkits