usar-vidro-temperado-ou-laminado

Envidraçamento de sacada: qual vidro utilizar?

Quando falamos em envidraçamento de sacada ou varanda, instalação de cortina de vidro, sabendo que este é um mercado que só cresce. E que demanda profissionalismo e conhecimento, especialmente sobre o tipo certo de vidro para cada instalação. Como diz na norma NBR 16259/2014.

Pelo mundo afora, como Europa, Ásia e países da América, o vidro de segurança temperado é o mais utilizado ao envidraçar sacadas ou varandas. No Brasil, este vidro também é o mais utilizado.

Além disso, há também os vidros de controle solar e autolimpantes que pode ser utilizados. Desde que sejam temperados ou laminados.

Mas ainda sim, muita gente tem a seguinte dúvida: qual o vidro certo e mais adequado no envidraçamento de sacadas do seu apartamento? Continue a leitura e saiba mais.

O que diz a norma da ABNT NBR 16259/2014?

A norma deixa bem claro. Se o sistema for utilizar painéis de vidro, estes devem ser de segurança laminado ou temperado. Nesta questão não há dúvidas.

Mas há um porém que deve ser considerado no item 5.6 da norma quanto à pressão dos ventos. Esta é diversa nas regiões de nosso país. É aqui o ponto principal na hora de escolher o vidro adequado para o envidraçamento.

Conforme a região do país, a pressão do vento é uma. Em outra região, ela muda, aumentando ou diminuindo. E isso influi na escolha do vidro certo por sua maior ou menor resistência a força do vento.

O indicado é fazer um ensaio na região do local onde será instalado o envidraçamento para saber qual o melhor vidro a ser usado, como mencionado na norma técnica.  

Mas você pode considerar assim: com o vidro temperado fica tudo certo. E ponto.

Algumas diferenças entre vidro temperado e laminado

Vidro temperado

É mais resistente do que o vidro comum laminado. Ele é tratado, temperado, sob altas temperaturas. E isso aumenta sua resistência. Por se tratar de um vidro de segurança, se ocorrer quebra, seus pedaços serão pequenos e sem pontas. O que diminui muito o risco de ferimentos. Ele não pode ser cortado depois de temperado e tem maior resistência mecânica.

Vidro laminado

Este recebe uma película em PVB ou resina que une ou cola uma ou mais chapas de vidro comum. Se quebrar, mantém os cacos presos a essa camada. Tem menor resistência mecânica.

Se o cliente preferir e não se importar com o valor, você pode sugerir ainda o vidro laminado temperado. Mais seguro e resistente com a união dos dois tipos.   

Finalizando

Amigo vidraceiro, é bom sempre poder contar com a própria experiência e conhecimento para a instalação do melhor envidraçamento de sacada. Certamente!

Mas é importante considerar o que rege a norma, ensaiar o melhor vidro e seguir as orientações quanto à pressão dos ventos. E para garantir uma boa instalação, livre de problemas maiores, faça um contrato da prestação do serviço especificando o vidro a ser utilizado nos painéis. Veja nesse modelo.

Você também consultar o manual técnico do fornecedor do kit sacada para ter todas as informações necessárias sobre os componentes do kit.

Atente que prestando um serviço de qualidade, demonstrando que realmente sabe o que está fazendo, isso acaba virando uma garantia de novos trabalhos, mais indicações de clientes e menores dores de cabeça e retrabalhos. Afinal, se tornar um nome de referência na sua profissão vale muito, não é mesmo?!

 

Conte sempre conosco para trazer informação de qualidade.

Equipe Skkits